Acesse nosssa Rádio Web

Ejaculação Precoce

O que causa a ejaculação precoce (EP)?

Pesquisas apontam que de 25% a 48% dos homens sofrem de ejaculação precoce (EP) e quase 75% dos homens experimenta, ao longo da vida, episódios eventuais dessa disfunção sexual. Define-se como EP aquela que ocorre sem controle voluntário. Em princípio, a ejaculação é um fenômeno tão controlável quanto a urina e, a exemplo do controle urinário, deve ser aprendida em alguma fase do desenvolvimento.

Outra definição de EP leva em conta o tempo de penetração durante uma relação sexual – em situações normais essa média está entre 12 e 18 minutos, ainda que vários estudos sugiram que algumas mulheres conseguem atingir o orgasmo com o mínimo de 5 minutos de penetração. Assim, conceitua-se como precoce a ejaculação que ocorre em menos de 3 minutos após a penetração.

Identificam-se três causas básicas de EP:

Alta excitabilidade
Sabe-se que homens que têm excitação excessiva apresentam, em geral, ejaculação precoce.

Ansiedade
É a principal causa de EP. A ansiedade é provocada pela preocupação exagerada vivenciada pelo homem com relação ao desempenho sexual, ao contentamento e a aceitação da parceira, ao tamanho do pênis e a outros tipos de sentimentos, como culpa, medo de ser descoberto etc.

Causas orgânicas
Bem mais raras, as causas orgânicas EP estão relacionadas a lesões na inervação motora ou sensitiva do pênis e a alterações vasculares, como a incompetência veno-oclusiva ou fuga venosa – nestes casos, a EP é precursora da impotência sexual.

Como tratar a ejaculação precoce?
A maior parte dos casos de EP requer psicoterapia breve, a fim de descobrir caminhos para o controle da ansiedade. Técnicas de relaxamento e dessensibilização progressiva são utilizadas com bastante sucesso na Clínica Dr. Sérgio Iankowski. Alguns de nossos pacientes têm experimentado tratamentos com antidepressivos e ansiolíticos em dose mínima, associados a vasodilatadores, com índices de 87% de cura, num prazo entre 30 e 60 dias.

Receba nossas Newsletters
Loading...Loading...
      Através do telefone
(51) 9 9914-0026
Nossas Mídias