Exercício físico é essencial para não decepcionar na cama. | Clínica Dr. Sérgio Iankowski
Acesse nosssa Rádio Web

Notícias

Exercício físico é essencial para não decepcionar na cama.

Homens acima de 50 anos que correm pelo menos três horas por semana têm risco de impotência 30% menor

Se você precisava de mais um estímulo para enfrentar o frio – tradicional desta época do ano no Sul do Brasil, eleger alguma modalidade esportiva e passar a praticá-la: saiba que o exercício físico é fundamental para o bom desempenho sexual.

“O sexo exige energia, condicionamento físico, boa circulação e tonificação muscular”, diz o andrologista Sérgio Iankowski. Ele lembra que o próprio ato sexual é um exercício, por isso exige muito preparo. “A transa de uma hora, por exemplo, equivale a meia hora de caminhada bem intensa”, completa.

Para Iankowski, pessoas saudáveis têm uma vida sexual melhor do que as que têm sobrepeso ou mesmo as sedentárias. É que o sexo depende da qualidade de vida como um todo – não apenas do físico, mas da alimentação e da autoestima.

O médico lembra, ainda, que 52% dos homens com mais de 40 anos têm algum grau de disfunção erétil. “E a maioria é ocasionada por doenças como diabetes e pressão arterial, frutos do sedentarismo e da má alimentação”, explica Iankowski, lembrando que as mulheres também podem sofrer de doenças que atrapalham a vida sexual.

Todo exercício físico, diz o especialista, pode ter impacto positivo na cama. “É que qualquer atividade mexe com o sistema circulatório, muito exigido durante o ato sexual, das preliminares até o orgasmo”, explica.

Não existem modalidades esportivas direcionadas para o desempenho sexual (mas há técnicas, como o pompoarismo). Ao investigar-se atividades comuns do dia a dia selecionou-se as que mais podem ter impacto na cama. Escolha a sua!

– CORRIDA – Uma pesquisa feita pela Universidade de Harvard (EUA), divulgada no início deste ano, revelou que homens acima de 50 anos que correm pelo menos três horas por semana têm risco de impotência 30% menor do que os que fazem pouco ou nenhum exercício.  “A corrida dá resistência física, melhora a circulação, emagrece e tonifica todos os másculos”, alerta o andrologista.

– MUSCULAÇÃO – A musculação, além de proporcionar um corpo esteticamente bonito, confere um abdome forte e tonifica a área perianal (vagina, pênis, ânus e períneo, que é o espaço entre o ânus e o órgão sexual), as coxas e os glúteos. Portanto, a musculação é ótima opção para quem anda pensando em manter o corpo e a vida sexual lá em cima.

– PILATES – Os movimentos de pilates mexem com áreas extremamente exigidas no ato sexual. O resultado são abdomes fortes, musculatura da área pélvica tonificada e quadril flexível – o que facilita qualquer movimento e posição nos momentos a dois. Lembrando que outro lado positivo do pilates é o de poder ser praticado por pessoas de todas as idades.

– DANÇA DO VENTRE – A dança do ventre tem como principal movimento a ondulação do abdome e de toda a área pélvica, que ficam mais tonificados. A dança mexe com todos os músculos das regiões pélvica e genital. A prática melhora naturalmente a vida sexual, amorosa e o autoconhecimento.

– FOCO NO OBJETIVO – O pompoarismo é uma técnica milenar com origem na Índia e consiste em treinar movimentos que envolvem a área da vagina e do períneo. O pompoar promove autoconhecimento para a mulher, que fica mais confiante, sensual e controla o próprio corpo.

– OUTROS ALIADOS – Os alimentos chamados afrodisíacos possuem substâncias que auxiliam no aumento da libido, tanto dos homens quanto das mulheres, e estimulam a produção dos hormônios sexuais. “A má alimentação é uma das causas da queda de desejo em todas as idades”, alerta Sérgio Iankowski e indica alguns aliados na busca pelo desempenho sexual pleno:

– PIMENTA MALAGUETA – Ajuda a vagina a ficar mais relaxada e o pênis com mais vasodilatação;

– CHOCOLATE – Contém substâncias que agem no aumento da produção da dopamina, serotonina e endorfina, que são os neurotransmissores da sensação de prazer;

– AMÊNDOA – Fruto rico em zinco;

– AVEIA – O cereal rico em fibras solúveis aumenta a quantidade de testosterona no sangue. Esse é o hormônio responsável pelo clímax no homem e na mulher;

– MEL – Estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Também fornece boro, mineral que ajuda a metabolizar o estrogênio (hormônio sexual feminino);

– FRUTOS DO MAR – São fontes de minerais como o zinco, essencial para a produção da testosterona.

Receba nossas Newsletters
[mailpress]
      Através do telefone
(51) 9 9914-0026
Nossas Mídias