PROBLEMAS SEXUAIS PODEM SER PRODUZIDOS POR PROBLEMAS EMOCIONAIS? | Clínica Dr. Sérgio Iankowski
Acesse nosssa Rádio Web

Dúvidas Frequentes

PROBLEMAS SEXUAIS PODEM SER PRODUZIDOS POR PROBLEMAS EMOCIONAIS?

No dia a dia de nossa clinica percebemos como é difícil para nossos pacientes com dificuldades sexuais aceitar o fato de que seus problemas possam,em alguns casos, ser conseqüência tão somente de seus sentimentos ou emoções e, mais difícil ainda, entender que fazer psicoterapia ou seja, conversar como um profissional do ramo da psicologia possa ajudar e curar o problema.
Quando atendo um paciente cuja indicação é tratamento com psicoterapia tenho usado alguns argumentos e explicações para fazê-lo entender o processo de tratamento, vou resumi-los abaixo:
1- Quem já não ouviu falar de pessoas que necessitando fazer exames desmaiam ao colher sangue por medo da agulha penetrando em sua veia?? Este desmaio tem uma causa tipicamente de fundo emocional, é o medo irracional da dor, que em geral é pequena e suportável, que gera uma descarga de Adrenalina, o hormônio do medo,da ansiedade, que por sua vez tem ação vasoconstritora levando a queda de pressão arterial e ao desmaio. Este é um exemplo de uma emoção, o medo, provocando uma mudança no funcionamento do organismo. Da mesma forma o medo de não ter um desempenho sexual ótimo, conhecido como ansiedade de desempenho, gera aumento da adrenalina e fechamento das artérias do pênis com conseqüente dificuldades de ereção já que ,para que a ereção ocorra é necessário aumento da entrada de sangue por dilatação das artérias.
2- Imagine que está sozinho em casa, em seu quarto, tentando dormir, com as luzes apagadas e ,de repente escuta um barulho na sala! Duas atitudes podem ser tomadas, cobrir até a cabeça com um cobertor e passar a noite imaginado que na sala possa estar um ladrão ou um monstro de qualquer tipo ou levantar, acender as luzes e ir à sala verificar o tal ruído que na maior parte da vezes está sendo provocado por uma cortina sacudindo ao vento ou por uma janela mal fechada. Fazer psicoterapia é acender as luzes, é falar a respeito de nossos medos que na maioria das vezes não são reais nem necessários, e falando repetidas vezes entender e controlar estes medos que em geral travam suas atitudes e portanto sua vida. Com outros sentimentos e emoções a psicoterapia atua da mesma forma, tornando claros, conscientes e mais faceis de contolar e evitar prejuízos à sua qualidade de vida.
3- Uma outra forma de explicar a relação entre dificuldades sexuais e psicologia é comparar nosso cérebro a um computador. Nascemos com um programa chamado SEXO, este programa determina que se, na idade adulta, nos sentirmos atraídos fisicamente por uma pessoa do sexo oposto, tivermos carinho por esta pessoa, uma aproximação deve ocorrer e se correspondidos os sentimentos um relacionamento ocorrerá,inicialmente com bons papos, segue-se uma fase de trocas de carinhos que se tornarão cada vez mais íntimos e irão gerar no homem ereções e relações sexuais do casal. Este é o caminho natural, é o caminho natural, normal, instintivo, usando o Programa SEXO que nasce conosco e tem sido útil à humanidade para sua multiplicação e manutenção da espécie. Se um programa de computador for invadido por um vírus, deixará de funcionar. Se no Programa SEXO no cérebro humano for introduzido um vírus também este deixará de funcionar adequadamente. Estes vírus em nossa em nossa mente são pensamentos e sentimentos como por exemplo: a outra pessoa pode não me achar bonito, eu posso não conseguir agradar sexualmente, meu desempenho pode não ser nota 10, meu pênis pode não ser suficientemente grande ou bonito para ela, posso ejacular rápido demais, posso complicar minha vida e vir a sofrer em função desta relação sexual, estou com preocupações enormes com minha vida profissional,familiar ou financeira e meu interesse por sexo está baixo em função disto, etc,etc,etc. O antivírus para a mente humana é a PSICOTERAPIA, é falar a respeito com um profissional que o ajude a entender e organizar seus pensamentos e emoções.

A Clinica Dr.Sergio Iankowski, por reconhecer a relação estreita entre sexualidade e sentimentos trabalha há 21 anos com assessoria de profissionais da área da psicologia. Atualmente trabalha conosco:
Dr. Rodrigo Britto – Psicólogo.

Receba nossas Newsletters
[mailpress]
      Através do telefone
(51) 9 9914-0026
Nossas Mídias