Disfunções sexuais orgânicas | Clínica Dr. Sérgio Iankowski
Acesse nosssa Rádio Web

Notícias

Disfunções sexuais orgânicas

DISFUNÇÕES SEXUAIS ORGÂNICAS
O mecanismo de ereção depende de três fatores: Uma boa produção hormonal (HORMÔNIOS), uma adequada e saudável inervação do pênis (INERVAÇÃO) e artérias e veias (CIRCULAÇÃO PENIANA) também saudáveis. Substâncias e doenças que afetam uma dessa três áreas podem levar a impotência. Medicamentos usados para tratamentos de úlcera, gastrite, hipertensão, problemas cardíacos, hipertrofia da próstata podem interferir com a capacidade de ereção.
Doenças como DIABETE e o ALCOOLISMO entre outras, freqüentemente causam lesões nos nervos que levam ao pênis o estimulo para a ereção ou na estrutura vascular do pênis. Pessoas com problemas circulatórios como infartos, hemorróide, varizes e outros podem ter sua circulação peniana também comprometida
Uma das mais freqüentes causas da impotência de origem vascular é a chamada FUGA VENOSA que é provocada por veias defeituosas, incapazes de se fechar, provocando o escape de sangue de dentro do pênis e perda de ereção.
Doenças da estrutura do pênis como Doença de Peyroni (fibroses, caroços que entortam o pênis quando ereto) são também causa de impotência.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DAS CASUSAS DA DISFUNÇÃO SEXUAL?
O primeiro passo no diagnóstico da impotência é uma conversa franca e clara com o Andrologista que é médico especializado nesta área, seguida de um exame físico completo. Por vezes, só com esse procedimento inicial já é possível se ter uma boa idéia das causas de disfunção sexual.
As clínicas de Andrologia modernas já estão equipadas atualmente para realizar o que chamamos de exames complementares os quais nos permitem um checkup sexual objetivo e eficiente:
DOSAGENS HORMONAIS – Um exame de sangue que permite avaliar a quantidade de hormônios masculinos que um homem possui em sua corrente sangüínea.
ELETRONEUROMIOGRAFIA PERINEAL – Exame que permite avaliar as condições de saúde da Inervação do pênis, medindo a condução nervosa dos estímulos eróticos. É através deste exame que se fazem diagnósticos de neurites periféricas e outras doenças do sistema nervoso que podem afetar a inervação do pênis.
ECODOPLER PENIANO A CORES COM EREÇÃO FÁRMACO INDUZIDA – Avalia a circulação peniana, artérias, veias, bem como a capacidade de relaxamento da musculatura lisa dos corpos cavernosos e a estrutura do pênis. É considerado hoje em dia um dos exames que mais dados fornece em relação ao mecanismo de ereção.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA – Clínicas dispõem também de profissionais da área de Psicologia que realizam entrevistas de avaliação e terapias sexuais quando necessário.

COMO É FEITO O TRATAMENTO DAS DISFUNÇÕES SEXUAIS?
O Tratamento da Causa do problema é o mais adequado.
Existem muitas alternativas de tratamentos disponíveis hoje em dia. Se a impotência é de fundo psicológico, a psicoterapia breve com psicólogos especializados pode ser a solução. Orientações especializadas dadas pelo próprio Andrologista às vezes durante a primeira consulta já tem resolvido vários casos.
Quando o problema é orgânico, várias medicações estão disponíveis, correção da produção hormonal pode ser feita por comprimidos ou injeções mensais, novos medicamentos estão sendo lançados no mercado para melhorar e ativar a circulação peniana e cirurgias às vezes são necessárias (calcula-se em 16% os casos em que se resolvem tão somente por intervenções cirúrgicas).
* Na Disfunção Erétil, o uso dos Inibidores da Fosfodiesterase pode ser feito sob supervisão médica e os Implantes Penianos são indicados quando necessários. Injeções Intracavernosas são possíveis embora estejam em desuso por seu alto grau de complicações.
* Na Ejaculação Precoce o tratamento tem por base o uso de antidepressivos – ansiolíticos.
Em ambos os casos o acompanhamento psicológico facilita o tratamento.

MEDICAMENTOS
O uso de qualquer dos medicamentos relacionados abaixo exige prescrição e supervisão médica, por suas indicações específicas e efeitos colaterais, bem como contra-indicações, que podem pôr em risco sua saúde.
Sildenafil (nome comercial : Viagra ®) O sildenafil atua sobre uma enzima, a fosfodiesterase-5, melhorando a qualidade da ereção.Tal enzima constitui a terceira etapa química da ereção. Portanto, é necessário que o paciente não tenha problemas quanto ao desejo sexual, a fim de as duas primeiras modificações químicas ocorram e produzam uma ereção de 50 a 70%, que será potencializada pela droga. Na nossa experiência clínica, o sildenafil tem se mostrado eficaz em 46% dos casos. Seus efeitos colaterais mais significativos são cefaléia intensa e rubor facial sendo contra-indicado para pacientes com problemas cardíacos isquêmicos.
Vardenafila, Lodenafila, Fentolamina, Apomorfina são também substâncias químicas usadas na melhora do mecanismo de ereção.
A mais conhecida das Drogas Injetáveis tem o nome comercial de CAVERJECT.
Os Implantes Penianos são dois pequenos tubos que se introduzem dentro dos corpos cavernosos por uma pequena cirurgia que dura aproximadamente 30 minutos, com anestesia local e sem necessidade de hospitalização, e que facilita enormemente a ereção. Chamamos a atenção para o termo utilizado: facilita a ereção, ou seja, os implantes não produzem por si só uma ereção completa, é necessário que o indivíduo tenha desejo, tesão, para que a ereção se complete e as sensações as mesmas de um pênis sem implante e é o que ocorre normalmente. Na presença da tesão o pênis com ou sem implante, possui a mesma aparência estética e as mesmas sensações. Os chamados Implantes Infláveis estão sendo os mais utilizados atualmente pela maior naturalidade que emprestam ao pênis quando em repouso.
Procurar um médico quando dificuldades sexuais ocorrem dependem tão somente de vencer tabus e preconceitos, encarar o pênis como um órgão igual aos demais. Não se vai imediatamente ao oftalmologista quando percebemos alguma dificuldade em nossa visão?. Buscar soluções é mais do que um direito, é um dever para com você mesmo.

Receba nossas Newsletters
[mailpress]
      Através do telefone
(51) 9 9914-0026
Nossas Mídias