Células tronco trazem a solução para disfunção erétil? | Clínica Dr. Sérgio Iankowski
Acesse nosssa Rádio Web

Notícias

Células tronco trazem a solução para disfunção erétil?

Recente publicação do Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm), na revista European Urology, aponta que um transplante de células tronco no pênis pode ser a solução para os graves problemas de ereção que alguns homens enfrentam após sofrer câncer de próstata.

“Depois de seis meses, doze pacientes que sofriam de disfunção erétil grave após o câncer de próstata – que se submeteram a um transplante de células tronco no pênis – perceberam melhorias significativas na relação sexual, ereção, rigidez peniana e qualidade do orgasmo”, declara em comunicado o Inserm. A melhora das relações sexuais se manteve por um ano após o transplante.

Segundo o médico Sérgio Iankowski, especialista em Andrologia e autor do livro Ereção e Falha, Falhou Por Quê?, a disfunção erétil é uma sequela comum da remoção cirúrgica do câncer de próstata, o que afeta a qualidade de vida e a auto imagem dos homens envolvidos. “O transtorno é devido ao resultado de lesões nos vasos sanguíneos e nervos do pênis”, explica Sérgio Iankowski.

Os pesquisadores realizaram um transplante de células extraídas da medula óssea, que contém vários tipos de células tronco capazes de transformar-se de forma espontânea em células da mesma natureza que as danificadas no pênis. “Se os resultados deste estudo forem confirmados por outros estudos a terapia celular poderia ser ampliada para outros tipos de problemas de ereção menos graves resultantes de doenças sistêmicas como diabetes ou outras doenças vasculares”, afirmam os pesquisadores.

Receba nossas Newsletters
[mailpress]
      Através do telefone
(51) 9 9914-0026
Nossas Mídias